Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

As fortes chuvas que atingiram o Sul do país na madrugada dessa quinta-feira, 21 de março, seguem causando estragos. A Copel (PR) registrou até o momento 4.023 danos à rede de distribuição de energia e 17 postes quebrados. Cada dano representa um local diferente que precisará ser inspecionado e consertado pelas equipes. Cerca de 800 técnicos e eletricistas da companhia seguem mobilizados para reconstruir parte da rede destruída.

Com o deslocamento do temporal para o interior do Paraná, atingindo mais municípios, no momento há 217 mil domicílios desligados no Oeste e no Sudoeste. Os locais mais afetados são, no Oeste, Toledo, com 11,9 mil desligados, Foz do Iguaçu, com 8,7 mil, e Cascavel, com 5,8 mil desligados; no Noroeste, Umuarama, com 7,4 mil unidades consumidoras sem energia, Querência do Norte (5,2 mil) e Mandaguari (4,7 mil desligados); no Centro-Sul e no Leste, aonde o temporal chegou mais recentemente, Reserva está com 11,1 mil desligados, Ponta Grossa com 6,2 mil, Colombo com 3,6 mil, e Balsa Nova com 2,7 mil imóveis sem energia.

Já a Celesc está enfrentando impactos na regiões sul, oeste e serrana de Santa Catarina. Criciúma chegou a registrar 12.843 unidades consumidoras sem energia elétrica. Em Concórdia foram registradas 8.153 unidades consumidoras sem energia devido aos fortes ventos que atingiram a região. Queda de árvores e lançamento de galhos sobre a rede são os principais motivos, resultando também na interdição de estradas devido a árvores na pista.

Ainda de acordo com a Celesc, Lages enfrenta uma situação desafiadora, com 11.483 unidades consumidoras sem energia devido aos fortes ventos. A região está com 6 alimentadores comprometidos até o momento. Por enquanto, o vento é identificado como o principal problema, mas a presença de árvores na rede só será confirmada após as equipes percorrerem os locais afetados. Em São Miguel do Oeste o dia começou com cerca de 3 mil unidades consumidoras sem energia, e atualmente, 200 permanecem nessa situação. A distribuidora destacou que diversas equipes estão em campo, empenhadas em avaliar a gravidade da situação e trabalhar para restabelecer o fornecimento de energia elétrica.

Na região de abrangência da Coprel (RS), muitas áreas urbanas e rurais dos municípios tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompida devido à queda de postes e rompimento da rede e abastecimento causados pelos fortes ventos. Desde às 05h da manhã, o Discoprel recebeu mais de 2.500 ligações de cooperantes registrando ocorrências de falta de luz. Até o momento, estima-se que 13 mil clientes estejam aguardando o restabelecimento de energia.

A Coprel informou que estão em campo 42 equipes de eletricistas em caminhonetes, chamadas de equipes leves, e 16 equipes com caminhões para transporte de postes de concreto para serem substituídos, chamadas equipes pesadas trabalhando desde as primeiras horas da manhã.